quinta-feira, 30 de agosto de 2012

CÓDIGO FLORESTAL – RURALISTAS CONSEGUEM IMPOR SUA AGENDA PELO DESMATAMENTO E DESTRUIÇÃO.

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A análise da recomposição de áreas de preservação permanente (APPs), em propriedades que foram desmatadas irregularmente, foi retomada hoje (29) como condicionante para a votação da Medida Provisória 571/2012, que altera o Código Florestal. A matéria foi aprovada na comissão mista do Congresso que analisa o tema e, agora, segue para análise da Câmara dos Deputados.

O acordo só foi possível depois de uma pressão de mais de sete horas de parte da bancada ruralista, que ameaçou até inviabilizar a votação da MP e, consequentemente, a sua validade. Capitaneados pelo líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), esses deputados conseguiram reduzir de 20 para 15 metros de regularização de APP, em margens de rios de até 10 metros, em propriedades de 4 a 15 módulos fiscais – médios produtores.

Foi aprovado, ainda, que, em propriedades acima de 15 módulos fiscais, independentemente da largura do curso de água, a recomposição ficará entre 20 a 100 metros de APP. O tamanho dessa área de proteção natural às margens do rio será definido em cada estado pelo Programa de Regulamentação Ambiental (PRA).

Os ruralistas conseguiram também fazer com que, em cursos de água acima de 10 metros da calha do leito do rio, propriedades com mais de quatro módulos fiscais tenham que recompor de 20 a 100 metros de APP. Nesse caso, o tamanho do reflorestamento na beira do rio será definido pelas regras estabelecidas no PRA do referido estado.

Por outro lado, o relator da matéria, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), conseguiu reincorporar ao texto a proteção natural em faixas de água – rios, córregos, nascentes – intermitentes, ou seja, que não são perenes. No caso das veredas, a proteção terá a largura de 50 metros, a partir do espaço permanentemente brejoso e encharcado.

O parecer do relator estabelece que não será exigida a área de preservação permanente ao redor de reservatórios artificiais de água, que não decorram de barramento ou represamento de cursos de água naturais.

No caso de áreas rurais consolidadas em APPs, no entorno de nascentes e olhos de água perenes, será admitida a manutenção de atividades agrossilvipastoris, ecoturismo ou turismo rural. Para tanto, será obrigatória a recomposição em raio mínimo de 15 metros.

O texto que agora vai à apreciação da Câmara também estabelece que, nos casos de áreas rurais consolidadas em APPs, ao longo de cursos de água naturais intermitentes com largura de até 2 metros, será admitida a manutenção de atividades agrossilvopastoris, ecoturismo e turismo rural.

A contrapartida será a obrigatoriedade do proprietário recompor faixas marginais de 5 metros, contados da borda da calha do leito do rio, independentemente do tamanho do imóvel.

Edição: Lana Cristina

ENERGIA E MEIO-AMBIENTE - FONTE EÓLICA NO BRASIL E WINDPOWER 2012 RIO



Local
Centro de Convenções Sulamérica
Endereço - Rua Beatriz Larragoiti Lucas, Acesso 3 / Centro
Rio de Janeiro / RJ / Brasil 

Programação
Horários do evento:

Dia 29/08
16 horas – Credenciamento
16h30 – 18h - Cerimônia de Abertura
18h – 19h30 - Abertura da Feira e Coquetel de Lançamento

Dia 30/08
8h – Credenciamento e abertura da feira
8h45 - Início da plenária
19h – Encerramento do segundo dia
19h00 - 23h - Jantar de Confraternização

Dia 31/08
8h – Credenciamento e abertura da feira
8h45 - Início da plenária
16h - Encerramento da Feira
18h - Encerramento do evento

A energia eólica é a fonte de geração de energia elétrica que mais cresce no Brasil. Os cerca de 7 GW de potência nova já contratada a ser instalada garantem negócios da ordem de US$ 18 bi nos próximos anos.

O potencial eólico brasileiro é estimado em 300GW e a expectativa do setor elétrico brasileiro é de contratar pelo menos 2,5 GW por ano até 2020, acrescentando, a partir de 2012, mais 20GW de energia eólica ao sistema e movimentando cerca de USD50bi.

O Brazil Windpower, 3ª Conferência e Feira de Negócios, promovido anualmente pela ABEEólica, GWEC e Grupo CanalEnergia, é a melhor oportunidade de estar no mercado eólico brasileiro.

Não perca tempo e garanta a participação de sua empresa no maior evento de energia eólica da América Latina.

A língua oficial do Brazil Windpower é o português. As palestras apresentadas em outro idioma serão traduzidas simultaneamente.

<<<>>>

Energia eólica: país chegará a 2015 com 8 gigawatts de capacidade instalada, diz Tolmasquim
29/08/2012
Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, estimou que o parque eólico do país chegará a 8 gigawats (GW) de capacidade instalada de geração de energia até 2015. Segundo ele, o Brasil, que hoje ocupa a vigésima posição no mundo entre os países que produzem energia a partir dos ventos, com uma capacidade instalada de 2 GW, no próximo ano já estará entre os dez países.

O presidente da EPE (a empresa responsável pelo planejamento energético brasileiro) participou hoje (29) da cerimônia de abertura do Brasil Windpower 2012, maior evento sobre energia eólica da América Latina, e que ocorre até sexta-feira (31), na capital fluminense.

“As perspectivas do setor de energia eólica no país são muito boas. Ela tem tido um crescimento muito expressivo no Brasil. E a boa notícia é que o consumidor não tem que pagar nada a mais por isso, uma vez que o preço da energia eólica hoje, no país, caiu a um terço do que era a três ou quatro anos atrás - e já é bastante competitivo em relação às outras fontes”.

Tolmasquim também ressaltou o crescimento da indústria de aerogeradores no país. “Hoje nós já temos 11 empresas instaladas no país, algumas das quais já atendendo aos critérios de conteúdo nacional estabelecido pelo BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]. Ou seja, produzindo com mais de 60% de conteúdo nacional em seus equipamentos - o que é positivo porque gera emprego no país”.

Edição: Aécio Amado

terça-feira, 28 de agosto de 2012

CÓDIGO FLORESTAL - IMPASSE E AMEAÇA AO MEIO AMBIENTE NO BRASIL


Os Ruralistas querem impor sua visão retrógrada e prejudicial ao Meio Ambiente. É a visão de lucro imediato, custe o que custar, mesmo que comprometa o futuro e contribua para os desequilíbrios que levam aos desastres já não tão naturais. Prevalece na visão dessa "BANCADA" a cultura da queimada, da  derrubada de árvores, do avanço sobre os BIOMAS e margens dos Rios. Infelizmente eles tem voto, e, ao governo, só resta vetar, criando impasse e uma queda de braço, tentando impedir que o prejuízo à natureza e por conseguinte ao homem, seja o menor possível.

Comissão continua dividida sobre mudanças na MP do Código Florestal
Agência Brasil

Brasília - Os parlamentares que compõem a comissão especial que analisa a Medida Provisória do Código Florestal (MP 571/2012) decidiram adiar novamente a votação de emendas ao texto enviado pelo Poder Executivo. Sem um acordo entre ruralistas e ambientalistas que propiciasse o consenso sobre as cerca de 30 emendas, o presidente da comissão, deputado Euvino Bonh Gass (PT-RS), anunciou que a reunião foi remarcada para amanhã às 8h.

“O esforço dos últimos dias é enorme para chegarmos a um entendimento de votação por unanimidade aqui. Por isso, decidimos adiar a votação para amanhã pela manhã, para continuarmos as negociações”, afirmou o deputado.

A comissão precisa de um consenso para rever emenda aprovada na última reunião segundo a qual os produtores ficam desobrigados de manter as reservas legais e áreas de preservação permanente nas margens dos rios chamados intermitentes – aqueles que secam durante um período do ano. Os ambientalistas se recusam a negociar se esta emenda não for revista. Já os ruralistas, que são maioria na comissão, condicionam a revisão da emenda a outros pontos que querem ver aprovados.

Para o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), a situação é um impasse. Na avaliação dele, é pouco provável que a comissão consiga votar as emendas nesta semana de esforço concentrado no Senado. Se a comissão não encerrar logo a votação das emendas para que a matéria possa ser votada no plenário da Câmara e, em seguida, no plenário do Senado, a medida provisória corre o risco de perder a validade por decurso de prazo.

De acordo com o líder, a presidenta Dilma Rousseff já estuda os problemas de segurança jurídica que podem decorrer desse cenário. “É do estilo da presidenta trabalhar com vários cenários. Nós não podemos esquecer que tendo sido vetados trechos do código [aprovado recentemente] e caindo a MP, fica valendo a lei anterior”, analisou Braga.

O líder avalia ainda que o governo pode orientar a sua base aliada a aprovar o texto da MP com algumas emendas, desde que elas “não descaracterizem” a essência do texto. Há ainda, segundo ele, a possibilidade de o governo “se retirar da discussão”. Nesse último caso, Braga não esclareceu se a presidenta pretende vetar trechos possivelmente aprovados pelo Congresso e com os quais o governo discorde.

Edição: Davi Oliveira

FURACÃO ISAAC - UM NOVO "KATRINA" VAI AO ENCONTRO DE NOVA ORLEANS - VÍDEO


Os habitantes de Nova Orleans se preparam para o pior. O Furacão Isaac - antes tido apenas como uma tempestade tropical - deixou 19 mortos no Haiti - Contagem preliminar - centenas de feridos e milhares de desabrigados. O Furacão fez estragos também em Cuba, e agora deve chegar por "inteiro" aos Estados Unidos, atingindo ainda hoje LOUISIANA, NOVA ORLEANS, MISSISSIPI e ALABAMA.

Em toda a região os preparativos para a chegada do Furacão, que deve atingir o GRAU 2 (O KATRINA atingiu GRAU 5) -já estão em andamento. O prefeito de Nova Orleans, Mitch Landrieu, declarou que a cidade está preparada para suportar a força da tempestade.


O Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) emitiu um BOLETIM DE ALERTA em que prevê para entre hoje e amanhã pela manhã que a tempestade estará sobre a costa da Louisiana, avisando que "Preparações para proteger vidas e propriedades devem ser completadas logo".

A força crescente da tempestade e o medo de suas consequência interferiu até na política americana, obrigando os REPUBLICANOS  a adiarem sua convenção.

VÍDEO 1

VÍDEO 2


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FURACÃO ISAAC PODE REPETIR DESTRUIÇÃO DE "KATRINA" EM NOVA ORLEANS

SETE ANOS DEPOIS - TRAGÉDIA AINDA ESTÁ VIVA NA LEMBRANÇA


AE - Agência Estado

WASHINGTON - A tempestade tropical Isaac seguia no início da tarde desta segunda-feira, 27, em direção à costa dos Estados Unidos no Golfo do México com grande chance de atingir com força de furacão a mesma região devastada pelo Katrina exatamente sete anos atrás, informam meteorologistas norte-americanos.

A previsão do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) é de que o Isaac atinja em cheio a costa norte-americana dentro de uma faixa de 500 quilômetros que se estende de Panhandle, na Flórida, a New Orleans.

Segundo os meteorologistas norte-americanos, a tempestade Isaac deve ganhar força e chegar ao litoral norte-americano na noite de terça-feira, apenas um dia antes do sétimo aniversário do furacão Katrina, que em 2005 causou cerca de 2 mil mortes.

http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,sete-anos-apos-katrina-isaac-segue-rumo-a-new-orleans,922282,0.htm

domingo, 26 de agosto de 2012

FURACÃO ISAAC - RASTRO DE DESTRUIÇÃO E MORTES NO HAITI - EUA E PAÍSES DA REGIÃO EM ALERTA

Isaac provoca seis mortes no Haiti e deixa países vizinhos em alerta
Renata Giraldi* 
Agência Brasil - 26.08.2012 -

Brasília – As autoridades do Haiti informaram hoje (26/08) que a tempestade tropical Isaac provocou seis mortes e danos em várias casas e nas zonas agrícolas. De acordo com a Proteção Civil do Haiti, 14.375 pessoas foram retiradas das suas casas.

A tempestade tropical Isaac segue em direção ao sul da Flórida, nos Estados Unidos. Um aviso de tempestade tropical está em vigor para a República Dominicana, o Haiti, as Bahamas, as Ilhas Turcos e Caicos e a costa leste da Flórida.

Leia também:
Tempestade mata menina e deixa mais de 1,2 mil haitianos em situação de emergência

Segundo o Centro Nacional de Furacões (CNH), nas últimas horas os ventos máximos de Isaac se mantiveram em 95 quilômetros por hora (km/h), com algumas rajadas mais fortes, enquanto se desloca para o noroeste do mar do Caribe a 22 km/h.

Destruição provocada pela tempestade tropical Isaac no Haiti, o país mais pobre das Américas, causa preocupação à comunidade internacional 

Cuba também sofreu ontem (25) com a tempestade que chegou ao país, no meio da tarde, com ventos máximos de 95 km/h. As autoridades cubanas colocaram o país em alerta. No entanto, as preocupações da comunidade internacional se voltam para o Haiti, pois é o país mais pobre da região e até hoje não se reconstruiu do terremoto de 2010.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
 Edição: Andréa Quintiere

sábado, 25 de agosto de 2012

FURACÃO ISAAC ATINGE HOJE CUBA - AMANHÃ O SUL DA FLÓRIDA

Agência Brasil

Brasília – O furacão Isaac está saindo do Haiti em direção ao noroeste e deve atingir Cuba. O movimento da tempestade tropical pôs em alerta o sul da Flórida.

O Centro Nacional de Furacões (CNF) dos Estados Unidos prevê que o centro do Isaac atinge Cuba hoje (25) e vai aproximar-se da Flórida no domingo; desde o extremo sul até Bonita Beach, na Costa Oeste, e Golden Beach, na Costa Leste. Os ventos máximos da tempestade atingiram 95 quilômetros por hora (km/h). O centro da tempestade segue a 22 km/h.

*Com informações da Agência Lusa
Edição: Rivadavia Severo

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O MEIO AMBIENTE E A CRESCENTE CONSCIÊNCIA SOBRE SUA IMPORTÂNCIA ENTRE OS BRASILEIROS

Brasília - Os brasileiros estão mais conscientes sobre a importância do meio ambiente do que há 20 anos. Na comparação entre os primeiros e últimos resultados, divulgados em junho, a pesquisa O Que o Brasileiro Pensa do Meio Ambiente e do Consumo Sustentável, realizada desde 1992, mostrou que a consciência ambiental no país quadruplicou.

As versões do levantamento mostram, que enquanto na primeira edição, que ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92, 47% dos entrevistados não sabiam identificar os problemas ambientais. Este ano, apenas 10% ignoravam a questão.

Na média nacional, 34% sabem o que é consumo sustentável atualmente. “Esta é uma pesquisa que mostra claramente tendências”, explicou a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Brollo de Serpa Crespo.

Nessa projeção, a população da Região Sul mostrou-se mais engajada ambientalmente. Mais da metade dos sulistas sabem o que é consumo sustentável. “A diferença do Sul é impressionante em termos dos mais altos índices não só de acertos mas de atitudes corretamente ambientais”, disse .

Ao longo de duas décadas, os mais jovens e os mais velhos são os que menos conhecem a realidade ambiental, mas a consciência aumentou. Há 20 anos, quase 40% dos entrevistados entre 16 e 24 anos não opinaram sobre problemas ambientais, assim como mais de 60% dos brasileiros com 51 anos ou mais. Este ano, as proporções caíram para 6% entre os jovens e 16,5% entre os mais velhos.

LEIA + AQUI
http://www.ebc.com.br/noticias/meio-ambiente/2012/08/consciencia-ambiental-no-pais-quadruplicou-diz-pesquisa